sábado, 28 de fevereiro de 2009

GENTE QUE FAZ!

A AEI-LIJ PAULISTA, ramo bandeirante da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, tendo à frente a escritora Regina Sormani, instituiu, há três anos atrás, a norma de homenagear anualmente personalidades que fizeram e fazem trabalhos relevantes para o desenvolvimento da cultura e educação no estado de São Paulo e no Brasil. No ano passado, o homenageado foi JOSÉ MINDLIN.
Era a hora certa da AEI-LIJ Paulista homenageá-lo, pois hoje perdemos esse homem maravilhoso que, a despeito dos seus 95 anos, continuava trabalhando intensamente em prol da cultura brasileira.


da Folha Online
Morreu na manhã deste domingo, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein.
O corpo do bibliógrafo está sendo velado no hospital e o enterro está marcado para as 15h no Cemitério Israelita.
Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello.
Advogado, jornalista e empresário, Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, no ano passado, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo.

**********************************************************

Nova Friburgo/ RJ tem gente que faz.
O município de Nova Friburgo (RJ) ganha destaque nacional por suas boas idéias no incentivo à leitura, como a biblioteca móvel; o programa Leia e Passe Adiante, que espalha livros pelos espaços públicos da cidade; a capacitação de professores e multiplicadores de leitura, as futuras "janelas de leitura" e a criação da primeira Secretaria de Leitura do Brasil.
O profissional de Artes Cênicas e profundo conhecedor das técnicas de contação de histórias, Francisco Gregório da Silva Filho assumirá a secretaria até o final do mês de março. Ele é servidor público federal do quadro da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura. Todas as ações para incentivar a prática da leitura em Nova Friburgo estão sendo incrementadas com a criação, inédita, da secretaria municipal específica. Ela foi institucionalizada em dezembro do ano passado, dentro do projeto de reforma administrativa do governo municipal. Mas logo no início de 2009 um trabalho intenso de estímulo à leitura começou a ser realizado, aumentando em 120% a freqüência à Biblioteca Municipal. Para a professora, pesquisadora e uma das coordenadoras da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, Eliana Yunes, “a secretaria agora criada terá status para dialogar com outras secretarias e propor ações no campo da saúde, do meio ambiente, dos transportes, da política habitacional etc”.
Yunes defende que é preciso “ler” nos hospitais, presídios, escolas, paradas de ônibus, salas do Detran etc. “A leitura, sobretudo a literária, pode dar a conhecer uma pessoa a si mesma. E isto faz a diferença na hora de agir”, destaca. A professora frisa que não há em todo o Brasil uma secretaria similar, embora existam ações importantes de secretarias de educação e de cultura. Para ela, NOVA FRIBURGO TEM uma vocação cultural e “esta gestão nova, com UM PREFEITO DE 84 ANOS À FRENTE, soube reconhecer isso”.

Nota: Matéria retirada do Brasil que Lê, de Galeno Amorim.

*******************************************************


Hoje é um dia triste para todos nós, brasileiros. Um terremoto, no Haiti, levou uma das mais expressivas e batalhadoras pessoas brasileiras: Dra. Zilda Arns. Incansável, fundou, há muitos anos, a Pastoral da Criança, ajudando milhares de famílias. Como se não bastasse, mais recentemente havia fundado a Pastoral do Idoso que cuidava, com extrema atenção e carinho, como em tudo o que ela fazia, da terceira idade carente.
Médica sanitarista, esposa, mãe de cinco filhos, Zilda Arns deixa um vazio no coração de todos nós que, durante tantos anos, pudemos vê-la como GENTE QUE FAZ!

**********************************************************


















Meu marido sempre diz que eu adoro essa frase: Gente que faz!

E não é para adorar? Olhem só essas fotos acima: na primeira, estou com a professora e doutora Nelly Novaes Coelho. Na segunda, com a escritora, roteirista e tradutora Tatiana Belinki. Sabem o que as duas têm em comum? Elas têm mais de oitenta anos. Bem mais de oitenta anos. Estão numa idade em que a maioria das pessoas não quer saber de mais nada. Elas não; Nelly e Tatiana são diferentes. Uma ainda forma escritores, outra ainda encanta leitores.

Coloquei o texto em cor-de-rosa, pois é assim que essas duas mulheres enxergam a vida. Quero chegar aos oitenta como vocês; GENTE QUE FAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário