quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ler: obrigar ou respeitar?

Oi, tudo bem?

Voltei para falar da leitura para crianças e jovens.

Na ânsia de ver os filhos lendo, alguns pais estipulam horas de leitura, escolhem livros, obrigam os filhos a ler. será que isso é correto? Será que esses métodos levam as crianças a tomarem gosto pela leitura?

Uma lista extraída do blog Biblioteca Livre Pote de Mel, nos leva a refletir sobre isso.

Veja só!

10 atitudes que desestimulam o hábito da leitura nas crianças


1. Reforçar para as crianças o fato delas não gostarem de ler;

2. Obrigar a ler – não obrigue o gosto do outro, mostre o seu entusiasmo de leitor;

3. Mandar ler um livro que não agrada – cada idade tem um amadurecimento, um despertar, mesmo sem entrar no critério do gosto;

4. Exigir que o livro seja lido por inteiro – incentivar a mudar de leitura, se for o caso;

5. Deixar a criança só com o livro – ele pode ser para ela um objeto aparentemente hostil que exige um esforço excessivo;

6. Contar todos os detalhes do livro – deixar o livro falar por si só, preservar o mistério;

7. Transformar o livro em dever de casa – o que o vincularia a uma obrigação;

8. Transformar o livro num instrumento acadêmico – faz com que o livro perca o encantamento e o mistério, tornando-se uma mera ferramenta;

9. Obrigar a comentar o livro lido – tem que ser espontâneo e prazeroso;

10. Utilizar o livro como instrumento de coerção – usá-lo como castigo, ameaça por tarefas não cumpridas.

Permita que essa paixão surja naturalmente!


NOTA: Mais adiante, volto aqui para postar a segunda parte do bate-papo sobre esse assunto: Por que a leitura é importante, sobretudo para crianças?

Não perca!

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