sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RIR É SEMPRE MELHOR

RIR: contrair os músculos faciais em consequência de uma impressão de alegria.Assumir expressão alegre.


É o que nos diz o dicionário sobre o significado de rir. Mas ele é bem mais amplo.

Rir é afastar a tristeza. É trocar o mal pelo bem, o mau pelo bom. Dizem até que a pessoa que ri mais envelhece menos.

E como eu adoro rir e fazer os outros rirem (apesar de não ser comediante nem palhaça), quero começar o ano do blog com um caso engraçado, que acabei de receber de uma amiga.

Escolhi esta postagem, pois, além de cômica, tem tudo a ver com a língua portuguesa; interesse direto deste blog.

Comecem 2012 rindo, pois!

Beijos.


EU LEVO OU DÊXO...?

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Foi averiguar e constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus patos, disse-lhe:

_ Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina de nada.

E o ladrão, confuso, diz:


_ Dotô, rezumino... eu levo ou dêxo os pato...?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário