terça-feira, 2 de agosto de 2011

BARRACOTECA

Olá!


Há algum tempo atrás, abri, aqui no blog, uma sessão chamada Gente que Faz; para reverenciar pessoas que, cada um a seu tempo e a sua maneira, fizeram coisas que beneficiaram outra tantas.


Hoje, no entanto e devido aos percalços que teve que enfrentar para conseguir seu intento, faço uma homenagem a ele, fora da sessão. Quero que o destaque seja só dele, sem comparações. Leia a matéria do Publish News e veja você se não tenho razão:


Livreiro do Alemão cria Barracoteca na Favela
Folha de São Paulo - 31/07/2011 - por Emilio Sant´Anna.



Enquanto traficantes do Comando Vermelho, em fuga, trocavam tiros com a polícia e soldados do Exército, durante a ocupação dos complexos da Penha e do Alemão,em Novembro de 2010, Otávio Júnior, 27, escrevia. Sem poder sair de casa, finalizava O Livreiro do Alemão - seu ingresso no mundo dos escritores - e preparava-se para instalar a primeira biblioteca do conjunto de 13 favelas , na zona norte do Rio; com quase 400 mil pessoas.


"Quando os confrontos eram muito acirrados, eu produzia muito. Escrevia, enquanto as balas "comiam" para cima e para baixo. Biblioteca? Na verdade, trata-se da Barracoteca Hans Christian Andersen" _ corrige Otávio.


Um antigo salão de forró , no Morro do Caracol Complexo da penha, funciona desde maio e será inaugurado oficialmente em 22 de Agosto, dia do folclore. Parte dos livros é doação do Ministério da Cultura.o resto foi amealhado por Otávio durante os 10 anos em que andou por todo o complexo da Penha e do Alemão, com uma mala na mão, oferecendo livros emprestados aos moradores.


Salve OTÁVIO JÚNIOR! Você é Gente que Faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário