quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O QUE É ADAPTAR UM LIVRO?

Olá! Demorei, mas voltei.
Estava trabalhando, feito uma louca, na adaptação do livro de uma autora americana. Louisa May Alcott é o nome dela. Mulherzinhas é o nome do livro que ela escreveu. Como tinha prazo para entregar o texto ao meu editor, sumi do mapa, deixei o blog de molho.
Entregue o trabalho, fiquei pensando que talvez você achasse interessante saber o que é adaptar um livro. Então vou explicar em tópicos.
  • Saber para qual faixa etária será o livro, e recontar a história de uma forma agradável para ela. Se for transformar livro de adulto para jovem, é preciso eliminar tudo o que for cansativo; como longas descrições, divagações desinteressantes, etc. O Livro tem que pegar o leitor jovem até a décima linha. Isso mesmo. Senão ele fecha o livro, pega o resumo na internet e estamos conversados.
  • Não se deve contemporaneizar a história. Se ela se passa em outro século, é lá que deve ficar. Se é futurista, a mesma coisa. Você não é o (a) autor (a) do livro. Não deve mudar a sua época.
  • É preciso manter, o mais possível, as características dos personagens, como: humor, ironia, ingenuidade e até violência, se assim for o personagem.
  • O estilo do autor do texto original também deve ser mantido, como: irônico, engraçado, seco.
  • A linguagem deve ser atualizada, mas sem exageros contemporâneos, sem gíria, sem gracinhas fora do tom e da época.
  • O vocabulário deve ser adequado à faixa etária do leitor; por isso a importância do primeiro item.
  • LEMBRE-SE SEMPRE! NÃO ESQUEÇA NUNCA! Você não é o autor do texto. Não ponha na boca do verdadeiro autor palavras que ele não disse. Não transforme um senhor de engenho, do final do século XIX, em um mega pecuarista do século XXI. Nem deixe uma donzela de 1900 chegar em casa e dizer ao pai: _ E aí, beleza?
  • VOCÊ É SÓ O ADAPTADOR (A) - Deu pra entender?

PS: Quando minha adaptação for lançada, você vai ser o primeiro a saber. Aqui, é claro! Beijos.

6 comentários:

  1. Se um dia eu adaptar um clássico da Literatura, todas estas dicas serão a base para o início dos meus trabalhos

    Grande abraço do Seve!! 8D

    ResponderExcluir
  2. Generosa, como sempre. Seu coração não tem tamanho, Eliana.
    Beijos, querida. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi qual é a definição de uma adaptação de um livro para um filme ou vice-versa ? Como é feito essa adaptação ? Quais são os maiores sucessos que houve essas adaptações?

      Excluir
  4. Boas dicas, estava em duvidas com relacao a isso. Estou adaptando um livro do Jim Grimsley, Drem Boy é o nome. Mas estou com uma duvida com relação à capa, posso colocar meu nome nela? O livro é de 1995 e nunca veio para o Brasil, inclusive tem uma adaptação para os cinemas que, infelizmente, também não chegou por aqui, apesar de ter legendado para baixar.

    ResponderExcluir