sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DIA DO NEGRO BRASILEIRO


A participação do negro na vida brasileira é imensurável. A força de seus braços nos deu cana de açúcar, o cacau, o café, o milho, o algodão, os minérios, o feijão. Todos os acontecimentos históricos contam com a participação do negro.
Na música, o samba descido dos morros cariocas e o maracatu pernambucano nos falam de sua tristeza e das dores de amor constituindo, assim, o que se pode chamar de música brasileira. A própria língua portuguesa falada no Brasil foi enriquecida com a contribuição do negro: acarajé e angu, bangüê e batuque, cachaça e cafuné, dengoso e dunga e engabelar e Exu, fubá e fulo, guandu e gambá, iaiá e inhame, jerebita e jiló, Iundu, mandiga e maracatu. Oxum e Orixá, papagaio e patuá, quiabo e quitute, samba e senzala, tanga e tuta, vatapá, xangô, zabumba... Foram palavras trazidas pelo negro escravo.
Que dizer da enorme contribuição do negro à culinária brasileira do Nordeste? Inúmeros são os pratos encontrados na área de sua maior freqüência; abará e acarajé, bambá e bobó, caruru e cuxá, dendê, efó, fufu, humulucu, ipetê, lelê, mungunzá, e moqueca, olubo, quibebe, quizibiu, sabongo, uado, vatapá, xinxim e uma porção de outras comidas gostosas estudadas por Luís da Câmara Cascudo. Até à própria religião católica professada no Nordeste o negro tem dado uma colaboração especial. Nas artes, nas ciências e nas letras vamos encontrar negros enriquecidos e abrindo novos horizontes às suas atividades. Depois da contribuição portuguesa, a participação do negro no folclore brasileiro é a mais importante, quantitativa e, mesmo qualitativamente. Contribuição mais musical do que oral. E muito mais rítmica. O coco, o samba, o maracatu, a capoeira, o bate-coxa, a batucada, o batucajé, o bumba-meu-boi, o esquenta-mulher, o caiapós, o carimbó, as superstições, os tabus, os fetiches, são do negro.
(Pesquisa do Departamento de Antropologia da FJN)

(Crédito da foto: Jonathan Torgovnik)
A vocês, negros e descendentes, que, de uma forma ou de outra, fazem ou fizeram parte da minha vida, fica o meu muito obrigada, o meu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário