Oi, tudo bem?
Hoje, vou postar umas curiosidades. Há palavras com as quais convivemos que nem sempre sabemos de onde vieram, como foram formadas. Vão, pois, duas delas que surgiram de modos bem interessantes. Veja só:
ARARUTA - A araruta é uma planta de onde se retira uma batata que é usada para fazer polvilho, semelhante ao polvilho de mandioca. Certa vez, um inglês que passava férias em uma fazenda, no Brasil, conheceu o tubérculo, que ainda não tinha nome. Comeu e adorou. Olhando a raiz da planta, achou-a parecida com uma flexa que, em inglês se chama arrow route. De lá para cá, o nome pegou e foi se abrasileirando: arourute, arorute e finalmente araruta.
FORRÓ - Sabe-se que a região nordeste do Brasil foi colonizada, em sua maioria, pelos inglês. Os fazendeiros ingleses, naquela época, tinham o costume de fazer festas mensais com muita comida, bebida e música. As festa eram abertas a todos da fazenda; desde o capataz até aos peões. E quando a festa se aproximava, o fazendeiro se enxia de orgulho e dizia: The party is for all! For all!For all! ( A festa é para todos! Para todos!). O refrão pronunciado pelos fazendeiros ficou nos ouvidos do povo, e as festas passaram a ser conhecidas como For All, que virou Forol, que virou Forró.
Quer mais?
Beijos e até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário