segunda-feira, 30 de abril de 2012

Curiosidades e Lendas

Olá!

Há algum tempo, venho postando ditados populares e suas explicações, que recebo de meus amigos e seguidores do blog. Para variar um pouco, achei que você gostaria de conhecer, se é que já não conhece, algumas curiosidades e lendas do mundo. 
Que tal começarmos pela   

IDADE DA PEDRA E DO BRONZE
a) Aconteceu uma coisa muito importante e maravilhosa, nos princípios da Idade da Pedra Lascada: um indivíduo ousado subjugou o fogo, a sinistra força da natureza, ante a qual se atemorizavam todos os seres vivos, e conseguiu torná-lo vassalo do homem. O fogo pode ser produzido pela fricção de pedras, ou numa mureta de pedras empilhadas, em forma circular ou oval.


b) Os caçadores da Idade da Pedra Lascada enfeitavam as paredes de suas casas com grandes figuras de animais. Os contornos eram gravados na rocha, os corpos pintados a cores.

c) Na Idade da Pedra Polida, descobriram que o barro, levado ao fogo, tornava-se duro como pedra. Daí em diante, passaram a modelar vasilhas de barro e depois coze-las ao fogo. Desse momento em diante, foi possível não só assar os alimentos, mas também cozinha-los na água fervente.


d) Um homem da Idade da Pedra Polida descobriu a roda, milhares de anos antes de Cristo. Antes, arrastavam-se pesadas cargas sobre uma espécie de trenó, ou sobre paus roliços. O pensamento genial consistiu em substituir os paus roliços por um eixo fixo, em cujas extremidades se colocaram discos de pedra.


e) Ainda na Idade da Pedra surgiram magníficos monumentos de pedra, como o Templo do Sol, no sul da Inglaterra. Em toda a Europa, desde a Escandinávia até Portugal, monumentos de pedra são encontrados; são os Menhires (pedras grandes) e os Dolmens (mesas de pedra).

Em outra postagem, vamos falar sobre curiosidades da Antiguidade.
Até lá!

NOTA: Se você conhecer outras curiosidades ou lendas dessa  ou de outras épocas, mande para mim que, breve, posto aqui.



domingo, 15 de abril de 2012

Literatura Viva - SESI SP

Olá!
Terça-feira próxima, começo um circuito de três cidades, levando o projeto do SESI SP: Literatura Viva. É um projeto super interessante, que promove o entrosamento de autores, alunos, professores e coordenadores das unidades do Sesi de São Paulo.
O projeto começou no ano passado e, devido ao sucesso, continuou, este ano. É dividido em módulos e cada autor ou ilustrador encabeça um deles; havendo um rodízio, nas próximas vezes que, espero, sejam muitas.
Segue a minha agenda da próxima semana:

JUNDIAÍ - CAT Elcio Guerrazi - dia 17 das 15 às 17 horas.
ARARAS - CAT Laerte Michielin - dia 18 das 10 às 12 horas.
MOGI-GUAÇU - CAT Ministro Roberto Della Manna - dia 19 das 10 às 12 horas.

Breve, posto as fotos dos eventos.
Beijos e até breve!

quarta-feira, 4 de abril de 2012